sexta-feira, 3 de agosto de 2007

3° Livro - RELAÇÃO INTERAMERICANAS E BILATERALISMO ENTRE A REPÚBLICA DO PANAMÁ E O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

RESUMO:

Depois que a República do Panamá lutou pela separação política da Grã Colômbia, a quem tinha-se unido voluntariamente, negociou um tratado com o governo dos Estados Unidos da América para construir um canal interoceânico através do seu território, a fim de ligar o oceano Atlântico ao Pacífico.

Dito tratado, conhecido como Hay-Bunau Varilla, foi assinado entre os dois países, em 1903. Nele, além de ter reconhecido ao governo norte-americano o direito de construir e administrar o canal, o governo panamenho cedeu o uso de uma faixa de seu território de 80 quilometros.

O tratado de Hay-Bunau Varilla, não preencheu as aspirações do governo panamenho de viver num país livre e soberano, razão da luta que havia travado por décadas contra o domínio colombiano. Nos primeiros anos de vigência do tratado, o governo norete-americano passou a interpretar de maneira unilateral as cláusulas pactuadas.

Em 1904, o governo dos Estados Unidos da América iniciou a configuração de um aparato bélico dentro da área do canal interoceânico, situação não estava considerada no tradado de 1903. Tal atitude provocou os primeiros conflitos entre os dois países.

Prof.Dr. José Antonio RIVERA Ramos

By RADIN
OBSERVAÇÃO: PARA COMPRAR O LIVRO CLIQUE NA IMAGEM DO LIVRO , LEVARÁ VOCÊ PARA O SITE DA EDITORA DEPOIS É SÓ COLOCAR O NOME DO AUTOR NA BUSCA DO SITE OU O TITULO DO LIVRO DESEJADO.